Vale a pena contratar um contador para o MEI ?

escritorio de contabilidade

É fundamental citar que muito além da paixão e do trabalho de um empreendedor está o desafio de abrir uma empresa no Brasil o que significa assumir grandes compromissos fiscais e tributários com unidades federais.

Nesta situação na maioria das vezes os empreendedores acabam vendo o contador mei como apenas um profissional que irá lhe gerar o cumprimento legal de todas as obrigações fiscais e ainda apurar seus devidos impostos, um fato que poderá levas as empresas as limitações de atuação deste profissional.

Mas as pequenas empresas precisam contratar um contador mei?

Segundo Carlos Andrade, sócio de um escritório de contabilidade na zona norte, não é necessário nem mesmo obrigatório, caso você queira alguém que possa apenas cuidar dos impostos de sua empresa, contar com uma assessoria contábil irá tranquilamente lhe ajudar neste serviço.

Agora se você está procurando por um profissional que enxergue as suas finanças de forma totalmente estratégica, e ainda analisando todas as questões gerenciais tributárias e contábeis, para isto a resposta é sim, com toda a certeza.

Além disto um contador que for o primeiro na equipe de sua empresa poderá ir bem além dos impostos e poderá lhe ajudar em vários sentidos como por exemplo podemos citar:

Estoque

O contador mei poderá orientar se existe um excesso ou a sobra para facilitar na captação e na retenção de capital de giro por exemplo, além disto ele poderá analisar e comparar os preços, as taxas de fornecedores para melhorar toda a sua aquisição de estoques.

A precificação poderá ser calculada também para este profissional, onde o profissional terá calculados todas as suas despesas fixas e variáveis, aplicando algumas taxas de juros e planejando alguns lucros que são necessários, e o contador poderá lhe apontar preços justos para vender tanto seus produtos como seus serviços.

Os fluxos de caixa também podem e devem ser analisados por este profissional, e é ele quem irá determinar as saídas de capitais de empresas e prevendo os lucros e as despesas futuras da empresa em um período de tempo especifico. Por este motivo se você quiser atuar no mercado desta forma, é possível sim contratar um contador mei que ele poderá lhe ajudar.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.