Dicas Para o Sono

 

Dormir é relaxante e também faz bem para a saúde. Tem coisa melhor? Além disso, você sabia que dormir bem também leva a uma vida melhor? Cientistas já provaram que repousar bem é um dos segredos para viver mais e com mais qualidade. Através da avaliação de 2.800 indivíduos, os resultados mostraram que por volta de 65% dos indivíduos relataram que sua qualidade de sono foi ótima ou excelente e que o tempo médio registrado de sono foi 7,5 horas, inclusive cochilos.

 

No entanto, para alguns indivíduos, uma ótima noite de sono não é conquistada tão naturalmente. A falta de sono pode ser derivada de complicações de saúde. A dificuldade pode ser derivada de perturbações ansiosas, quadro depressivo, complicações neurológicas como a síndrome das pernas inquietas, apneia do sono ou até mesmo um transtorno denominado como movimentos periódicos do sono, entre outros.

Hoje, existem maneiras bastante específicas de detectá-las, inclusive com clínicas especializadas no sono. Um dos métodos mais conhecidos é através de monitoramento do sono via eletroencefalograma, um exame que monitora a atividade cerebral.

Porém, antes de julgar que a dificuldade é de saúde, vale refletir: será que você está tendo hábitos saudáveis antes de dormir? Algumas práticas como a utilização exagerada de computadores, refeição pesada antes de adormecer e situações de preocupação são capazes de efetivamente dificultar o sono”. Para solucionar a dificuldade nesses casos, listamos alguns interesses que são capazes de aumentar a qualidade do seu sono. Porém, se nada disso tiver êxito, vale por isso buscar um médico.

 

Escolha o melhor travesseiro

Ao sair para comprar um bom travesseiro, é fundamental ter em conta a disposição na qual você dorme. “Ao deitar-se de lado, é fundamental que ele seja maior, para que o pescoço fique ajustado com resto da coluna. Agora, se você deita de abdômen para cima, a ideal é utilizar um travesseiro menor, para que a cabeça não fique bastante acima”, considera o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Recursos de Medicina da Faculdade de São Paulo (FMUSP). Agora, se sua pose favorita é de bruços, a ideal é não utilizar travesseiro nenhum.

No entanto, essas regras se invalidam caso você tenha uma complicação de saúde. “No caso de doenças associadas com o refluxo gastroesofágico e também algumas cardiopatias, a orientação é por travesseiros maiores.

Quanto ao material, vale selecionar o que você optar. Alguns conservam suas qualidades por mais tempo, como o de viscoelástico, a título de exemplo. Ainda assim, se você sentir que o travesseiro está ficando menor, o melhor é adquirir outro. A troca precisa ser feita no momento em que apresentarem deformidades ou algum incômodo para o indivíduo dormir.

 

Colchão também é fundamental

 

 

Tão importante quanto o sustento para a cabeça é a base na qual ficará o resto do corpo. Em consequência disso mesmo, o colchão é um artigo necessário para um sono de qualidade. Existem os modelos ortopédicos, com maior resistência e condensação, que geralmente são feitos com molas e com baba de viscosidade mais alta. A prescrição essencial, entretanto, é que ele seja confortável e que ao despertar você não sinta dores no corpo. E se com o tempo você iniciar o despertar com desconfortos, pode ser que já seja momento de substituir.

 

Atenção com eletrônicos no quarto

 

Isto vale para o costume de itens eletrônicos no quarto, que são bastante estimulantes. Assistir filmes, surfar pela internet, usar redes sociais ou mesmo jogos simples na internet são capazes de reforçar o nível de estímulo e isso também pode ser danoso ao sono.

O melhor é que alguns momentos antes de adormecer você se desconecte e relaxe. Para esta hora, vale atenuar a intensidade da luz, dispor um som relaxante ou realizar uma leitura tranquila, nada que desperte demais sua mente.

 

Confira no vídeo mais dicas para uma boa noite de sono:

https://www.youtube.com/watch?v=LNZNBAqIhEk

 

Para saber mais acesse: www.kandel.com.br

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